Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Escolhas, renúncias e consequências

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h29 - Publicado em 20 jan 2024, 07h00
escolhas renúncias e consequências
Escolhas, renúncias e consequências | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Todos querem felicidade, alegria, contentamento e prazer, mas poucos conseguem fazer escolhas que condizem com essas sensações a longo prazo, abrindo mão do prazer momentâneo. Você sabe o motivo disso acontecer?

Nosso cérebro não está nos sabotando, eu realmente não acredito nisso. Ele apenas está fazendo as escolhas que acha correta para aquele momento específico. E convenhamos, é muito mais difícil segurar a necessidade momentânea em prol de um benefício a longo prazo.

Ou seja, se você está tentando emagrecer, mas quando te oferecem um docinho você aceita sem nem pensar nas consequências, não quer dizer que seu cérebro está te sabotando. Ele apenas ficou mais satisfeito em matar a vontade de doce e ter aquela dopamina imediata, pois sabia que ao dizer não, teria que aprender a lidar com o desconforto e tolerar a frustração.

Para que possamos mudar essa forma de resposta do nosso cérebro, precisamos ter por certo o que queremos e o que de fato é importante para nossa vida a curto, médio e longo prazo. Assim como compreender as escolhas, as consequências e as renúncias que serão necessárias para você atingir seu objetivo.

Ninguém emagrece sem fazer escolhas, lidar com as consequências e acolher as renúncias. Assim como ninguém se desenvolve no trabalho, melhora a qualidade de vida, passa mais tempo com os filhos… Absolutamente tudo na nossa vida envolve fazer escolhas condizentes com o que queremos.

Continua após a publicidade

E quer saber, você é o único capaz de escolher o que será melhor para sua própria vida!!

Por aqui estou lidando com um momento super desafiador em prol da alimentação. Descobri inúmeras alergias alimentares e passarei por um processo de desinflamação e dessensibilização desses componentes. O que significa que terei que fazer inúmeras escolhas, lidar com diversas renúncias para ter as consequências condizentes com mais saúde para mim mesma!

Então, quero te convidar a pensar em quais consequências você está se dispondo a lidar! Com as de sempre, permanecendo na sua zona de conforto e reclamando das mesmas coisas ou buscando evoluir e lidar com aquilo que tanto te prejudica, para que seu prazer seja maior a longo prazo e abrindo mão desse prazer imediato?

Continua após a publicidade

Não é fácil, mas não precisa ser tão difícil! Vamos juntos buscando sempre evoluir!

_______________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.