Dia Internacional da Felicidade: como a ciência pode trazer mais bem-estar
Você sabia que esse dia existe? Pois bem, em 2012, a ONU definiu o dia 20 de Março, para reconhecer a felicidade em todo o mundo, visando fomentar políticas públicas em prol desse bem maior. Entretanto, mesmo com ações destinadas a isso, muitas pessoas vivem suas vidas de forma automática e não param para perceber os seus sentimentos, ou até mesmo olham para a felicidade como algo distante e que só será atingível quando: “tiver o emprego dos sonhos”, “tiver perdido x quilos”, “tiver uma situação financeira estável”… e por aí vai!
Fazendo com que a felicidade esteja ligada a uma busca que nunca tem fim, pois, quando atingimos o tão esperado objetivo, a sensação de felicidade não chega, e então criamos um novo objetivo para trazer felicidade e entramos em um ciclo eterno.
Pode ser por isso e também pelo nosso contexto, que atualmente o Brasil está no 41º lugar no ranking de felicidade mundial. Uma triste notícia, visto que estivemos em 17º em 2016 e, nesse último ano, caímos 9 posições por conta do cenário pandêmico que estamos vivendo.
Agora, se você está lendo esse texto e quer ajudar a mudar esses números, te convido a se questionar sobre alguns fatores. Afinal, quando estamos nos sentindo bem, alegres e otimistas, nós contagiamos as pessoas ao nosso redor e podemos mudar o mundo, começando com nós mesmos! Então vamos lá:
- Como você está se sentindo hoje?
- O que você pode fazer para melhorar o seu humor no dia a dia?
- Há alguma atividade que você possa incrementar na sua rotina, hoje mesmo, que te geraria bem-estar?
- Qual o ponto positivo que você aprendeu no ano de 2020? Por mais que tenha sido um ano difícil, com certeza você aprendeu algum ponto!
- Qual foi o melhor momento do seu dia até agora? Pode ter sido o seu café da manhã, o banho quentinho, matar a sede com um gole de água… Não necessariamente precisa ser algo grandioso!
Vou te contar algo maravilhoso e que pode ser libertador! A felicidade está presente nos pequenos detalhes dos nossos dias! Ela não é distante e nem precisa de fatores determinantes para acontecer. Ninguém é feliz o tempo todo e também ninguém merece viver em busca de algo e se frustrar com isso, não é mesmo?!
Por isso, a partir de hoje, começarei a escrever aqui na Revista Boa Forma sobre Psicologia Positiva, a ciência que estuda a felicidade e muitos outros tópicos incríveis como resiliência, forças de caráter, crescimento pós-traumático, qualidade de vida, otimismo… Então se você quiser saber mais sobre esses assuntos, te convido a acompanhar os meus textos semanais, nos quais pretendo desmistificar essa ciência e trazer mais leveza, felicidade e bem-estar para a sua vida! Vem comigo nessa?
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte. Te vejo no próximo sábado! Até mais <3