Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Treinar melhora cólica?

Por Dra. Ana Cristina Souza
5 Maio 2025, 10h00 • Atualizado em 7 Maio 2025, 20h02
treinar melhora cólica
Saiba como a prática regular de atividades físicas pode contribuir para o alívio de cólicas menstruais | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que antecedem a menstruação em si. Geralmente, ela começa 5 a 10 dias antes do início do fluxo.

    O sintomas mais comuns são irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, fadiga, insônia, dor nas mamas, dor de cabeça, distensão abdominal, mudanças no apetite e inchaços.

    Existem casos em que esses desconfortos se manifestam de forma mais intensa, trazendo prejuízos à qualidade de vida da pessoa, o que pode indicar a presença de uma condição chamada Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

    Treinar melhora cólica?

    A prática regular de atividades físicas pode contribuir para o alívio de cólicas menstruais. Isso porque o exercício promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores com ação analgésica e associados à regulação do humor.

    Um estilo de vida ativo também garante uma melhora na circulação sanguínea, o que pode colaborar para a redução de dores e inchaços.

    Continua após a publicidade

    Além disso, o hábito ajuda a controlar os níveis hormonais e a combater a inflamação sistêmica, o que pode impactar positivamente os sintomas menstruais.

    Quais atividades físicas são boas opções durante a menstruação?

    A escolha da modalidade deve ser realizada de forma individualizada, considerando o nível de desconforto, energia e preferência de cada pessoa. O mais importante é se sentir confortável e bem durante o exercício.

    Em geral, durante a menstruação, é recomendado priorizar a prática de atividades de menor impacto e mais leves. Por isso, caminhadas, yoga, alongamentos, pilates e exercícios aeróbicos podem ser boas opções.

    Continua após a publicidade
    Respondido por:

    Dra. Ana Cristina Souza, ginecologista especialista em reprodução humana. Instagram: @dra.anacristinasouza

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.