Tomar creatina vai me deixar inchada?
A creatina é uma proteína que é encontrada naturalmente dentro de um músculo. Você pode obtê-la através da produção, que já acontece dentro do fígado, sendo que, a outra metade da produção você consegue através da alimentação com o consumo de produtos de origem animal, que incluem carne bovina, peixe, carne suína, frango, entre outros. Mas é possível suplementá-la para ficar com níveis maiores.
Tanto no corpo feminino quanto no masculino a creatina tem o mesmo efeito: ajudar no ganho de massa muscular, hipertrofia, a emagrecer sem perder músculo, evitando a flacidez e aquele aspecto de “murcho”.
O inchaço supostamente causado pela creatina é um mito importante para desmistificar. Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina, porém, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal, porque o músculo é um tecido mais hidratado, ou seja, tem mais água.
Então existe um aumento de água, mas também existe um aumento de músculo, o que não é retenção de líquido. Além disso, o uso da creatina não apresenta nenhuma relação com problemas e pedras nos rins.
Quando é realizado o exame de bioimpedância, que analisa a composição corporal (quantidade de músculo e de água, por exemplo), antes de tomar creatina e depois – você vê um ganho de massa muscular e, consequentemente, um ganho de líquido, mas ele fica dentro do músculo, diferentemente da retenção, que acontece quando o líquido fica fora das células.
O líquido fora das células, que acontece na retenção, pode ser percebido ao apertar a perna e ela ficar inchada com “aquele buraco do dedo” na região que foi pressionada, o que não é perceptível quando a água está dentro do tecido, ou seja, do músculo.
Existem diversos benefícios que a creatina proporciona, entre eles estão:
- Melhora da capacidade de atividade física;
- Contribui para a recuperação muscular, ou seja, você fica menos tempo com dores musculares pós-treino;
- Ajuda na força;
- Promove perda de gordura e ganho de massa muscular;
- Ajuda no raciocínio e na melhoria da memória.
Idosos e pessoas acamadas, ainda que não estejam em condições de realizar atividades físicas, podem evitar perder massa muscular com a creatina enquanto estão doentes.
Dr. Renato Lobo, diretor-executivo da clínica Sculpté, em São Paulo, médico pela USP
(Universidade de São Paulo) e pós-graduado em nutrologia pela Abran (Associação Brasileira de
Nutrologia)