Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Teste rápido de fertilidade masculina é confiável?

Por Dr. Rodrigo Rosa
22 mar 2023, 08h30 • Atualizado em 21 out 2024, 22h29
Teste rápido de fertilidade masculina
Será que é confiável? | (freepik/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade
  • O teste rápido de fertilidade masculina pode ser encontrado em farmácias brasileiras e tem se tornado bastante popular por supostamente permitir que o homem verifique sua capacidade fértil em casa.

    O objetivo desse teste é avaliar a contagem de espermatozoides através do método de tira reagente, assim como os testes de farmácia de gravidez, Covid-19, HIV.

    Após coleta e diluição adequada de acordo com as instruções do fabricante, o semên é depositado no dispositivo do teste, que possui uma substância que reage a proteínas específicas dos espermatozoides, alterando a cor da fita. Se duas linhas surgirem no visor, o resultado é positivo, indicando que o homem possui mais de 15 milhões de espermatozoides por ml de esperma. Se aparecer apenas uma linha, o resultado é negativo, indicando que a quantidade de espermatozoides por ml de esperma é menor do que 15 milhões

    Mesmo que todo o processo seja feito da forma adequada, o resultado do teste rápido de fertilidade masculina não é o suficiente para diagnosticar problemas de infertilidade. Para essa finalidade, o ideal é fazer os exames tradicionais.

    O melhor exame para avaliar o potencial fértil do homem é o espermograma, que não apenas mostra a concentração de espermatozoides, mas também sua motilidade e morfologia, além do volume total de sêmen ejaculado e sua viscosidade.

    Continua após a publicidade
    Respondido por:

    Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, e do Mater Lab, laboratório de Reprodução Humana. Instagram: @dr.rodrigorosa

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.