Tenho desânimo para comer. O que devo fazer?
Os sentimentos podem alterar nosso apetite e vontade de comer. Enquanto algumas emoções fazem o organismo procurar por comida para dar prazer e conforto, outras, por exemplo, tristeza profunda, são capazes de provocar o desânimo para comer.
Hoje já se sabe a forte relação do eixo cérebro-intestino, onde a microbiota intestinal exerce uma importante influência no sistema nervoso central. Assim, as bactérias intestinais, ao processar determinados alimentos, produzem os ácidos graxos de cadeia curta, que exercem efeitos fisiológicos muito importantes no cérebro e em outros diversos órgãos e sistemas. Ajustar a alimentação de forma a favorecer a produção desse composto, pode ser a primeira estratégia a ser tomada para ter mais ânimo para se alimentar.
Se você tem desânimo para comer, para melhorar essa situação, é recomendado incluir estes exemplos na sua dieta: inulina (chicória, alho-poró, alho, alcachofra), amido resistente (feijão, banana verde, lentilha, aveia, etc) e prebióticos (cebola, alho, chicória, alcachofra, aspargos, banana, etc). Além disso, outra dica é dar preferência para alimentos mais tolerados, assim, aos poucos, pode trazer de volta o prazer em se alimentar.
Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. Instagram: @dra.mariafernandabarca