Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Suco de maracujá dá sono?

Por Dra. Camila Ciancio
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 30 jul 2024, 08h00
suco de maracujá dá sono
É verdade que suco de maracujá dá sono? Nutróloga responde! | (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

O suco de maracujá, por si só, não é capaz de induzir o sono. Embora ele contribua para a qualidade do sono e ofereça benefícios calmantes, é importante entender que pode não ser o suficiente para tratar distúrbios do sono mais sérios.

Foram descobertas substâncias presentes no maracujá que atuam diretamente no sistema nervoso central e promovem relaxamento e bem-estar. Esses compostos bioativos ajudam a reduzir a excitação nervosa e a melhorar a qualidade do sono e, entre os principais estão: os flavonoides (antioxidantes naturais), os alcaloides (efeito sedativo leve), a passiflora (propriedades ansiolíticas e sedativas) e as saponinas (melhoram o humor e reduzem a ansiedade).

É sempre importante lembrar que os efeitos podem variar de pessoa para pessoa e que o consumo de suco deve ser parte de uma rotina, que inclui alimentação equilibrada.

Cuidados com o consumo do suco de maracujá

De maneira geral, o suco de maracujá é seguro para a maioria das pessoas, mas é importante considerar alguns cuidados e precauções para garantir que seu consumo seja saudável e sem riscos.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao maracujá, então, se surgirem sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço nos lábios ou dificuldade para respirar após consumir o suco, é recomendado procurar rapidamente um atendimento médico.

Para aqueles que não são alérgicos, o consumo excessivo pode levar a efeitos indesejados, como refluxo gastroesofágico, gastrite, entre outros.

O ideal é consumir o suco natural da fruta. No entanto, para quem opta por bebidas já prontas, é preciso verificar o teor de açúcar (presente no rótulo) e escolher a opção com a menor quantidade.

Respondido por:

Dra. Camila Ciancio, médica nutróloga. Instagram: @dracamilaciancio

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.