Sedentarismo dá dor nas costas?
O sedentarismo é um dos principais fatores associados à dor nas costas. A falta de atividade física regular enfraquece a musculatura estabilizadora da coluna, principalmente os paravertebrais, abdominais e assoalho pélvico.
Não praticar exercícios contribui para um quadro de sobrecarga dos discos intervertebrais e articulações facetárias, o que pode desencadear dores, rigidez e lesões.
Além disso, a falta de atividade física compromete o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos, prejudicando a nutrição dos discos e acelerando processos degenerativos da coluna vertebral.
Para preservar a saúde da coluna, é fundamental incluir no dia a dia a prática de exercícios regulares, com ênfase no fortalecimento do core, na realização de alongamentos e no treinamento postural.
Outros cuidados também desempenham um papel significativo, entre eles, gerenciar o estresse, manter o peso corporal adequado, ajustar a ergonomia no ambiente de trabalho e em casa, realizar pausas frequentes para se movimentar ao longo do dia, beber bastante água e dormir bem.
Ao sentir dores persistentes ou recorrentes, uma avaliação detalhada de um ortopedista é indispensável, para identificar a causa por trás do incômodo e fazer o tratamento mais adequado.
Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e sócio do NOT (Núcleo de Ortopedia e Traumatologia).
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





