Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Por que sentimos sede e boca seca após escovar os dentes?

Por Dr. Hugo Roberto Lewgoy
24 jun 2023, 09h30 • Atualizado em 21 out 2024, 22h28
O responsável por isso pode ser o seu creme dental | (Drazen Zigic/Freepik)
Continua após publicidade
  • O culpado por essa sensação pode ser seu creme dental. Muitos desses produtos contam com Lauril Sulfato de Sódio (LSS), um tipo de detergente incorporado na fórmula para facilitar a limpeza, formar espuma e conferir sensação de frescor.

    A substância causa ressecamento da mucosa oral e afeta as papilas gustativas, prejudicando temporariamente a nossa capacidade de sentir certos gostos e causando sensação de boca seca e sede. A sensação de sede e boca seca é rápida e basta ingerir água para que passe.

    O problema é que, a longo prazo, o LSS pode prejudicar a saúde oral, pois tem potencial irritativo das mucosas orais e está relacionado à formação de aftas. O ressecamento causado pela substância ainda pode levar à descamação da mucosa com consequente aumento na formação da saburra lingual, responsável pelo mau hálito.

    Para evitar essas consequências, é importante optar pela utilização de produtos como o creme dental Enzycal, que é livre de LSS e tem a menor abrasividade do mercado, além de contar com ação bactericida devido a presença de enzimas lácteas, que também promovem o estímulo da função protetora da saliva, o que evita a sensação de boca seca e oferece mais proteção contra a placa bacteriana e doenças orais.

    Na dúvida para escolher o creme dental, atente-se ao rótulo: o Lauril Sulfato de Sódio pode aparecer na composição com o nome em inglês, Sodium Laryl Sulphate (SLS).

    Continua após a publicidade

    No entanto, se a sensação de boca seca é recorrente e prolongada, é fundamental buscar um cirurgião-dentista, pois pode se tratar de uma condição conhecida como xerostomia.

    Respondido por:

    Dr. Hugo Roberto Lewgoy, especialista, mestre e Doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.