Quem tem lúpus pode engravidar?
A resposta é sim. O fato de você ter lupus eritematoso-sistêmico não impede a gravidez. No entanto, depende muito do tipo de lúpus que a pessoa tem. Existem vários tipos de lúpus e, dependendo do caso, realmente a gestação pode ser desaconselhável.
O principal risco de uma paciente com lúpus que engravida é entrar em atividade da doença durante a gestação. Sabemos que existem várias medicações que têm um potencial teratogênico, ou seja, um potencial de causar malformações no feto. E várias das medicações que são utilizadas para tratar essa doença apresentam esse risco de gerar malformações fetais.
Além disso, existe um risco mais aumentado de prematuridade, ou seja, de os bebês nascerem antes de completarem 37 semanas de gestação. Então, uma gravidez em uma pessoa com lúpus sempre é considerada de alto risco. Ou seja, tanto o obstetra quanto o reumatologista precisam acompanhar essa paciente de perto.
Dr. Felipe Omura, clínico geral e reumatologista pela Escola Paulista de Medicina e reumatologista do Hospital Sírio Libanês.