Qual a relação entre dores nas costas e sedentarismo?
O sedentarismo enfraquece a musculatura em volta da coluna e, com isso, a pressão nos discos e articulações da coluna é maior, aumentando o risco de lesões em situações do cotidiano.
Diversos estudos mostram que exercícios com pressão moderada nos discos elevam a resistência dessas estruturas. Portanto, a rotina de exercícios é indispensável para manter a coluna saudável porque reforça a musculatura das costas, do glúteo e dos membros inferiores, melhorando a proteção dessa parte do corpo pela diminuição da carga que a coluna tem que suportar. Além de se movimentar, para evitar dores nas costas, é indispensável parar de fumar, controlar o peso e prestar atenção na sua ergonomia no dia a dia e no trabalho.
Já para o alívio desses desconfortos, é interessante realizar alongamentos e aplicar bolsas de água quente na região que tenha dor. Se não melhorar, procure um especialista para um melhor diagnóstico e prescrição de medicamentos. Isso é importante porque a dor nas costas é um sintoma de vários problemas que podem estar acontecendo e cada um deles tem um tratamento diferente.
Dr. Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein