Como preparar brócolis para não dar gases?
O brócolis pertence à família das couves, repolhos, couves-de-bruxelas, etc. Possui cálcio e vitamina K, minerais essenciais para a saúde de ossos e dentes, fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal, glucosinatos, vitamina C e selênio, que garantem um aumento da imunidade, e outros compostos com ação anti-inflamatória e antioxidantes. Esse alimento pode contribuir para a redução do colesterol, a perda de peso e a prevenção de alguns tipos de câncer,
O brócolis pode ser consumido integralmente: flores, folhas e caule podem fazer parte de saborosos pratos quentes ou frios, crus ou cozidos e em sucos.
Como preparar brócolis para não dar gases?
O brócolis, por possuir glucosinolatos, que é a substância que inibe a captação de iodo pelo organismo, deve ser consumido com cautela em pessoas com disfunção na tireoide.
A rafinose, um tipo de carboidrato contido no vegetal, pode provocar a produção de gases, devido a sua fermentação pelas bactérias contidas no intestino. Quem for intolerante a esta substância deve evitá-lo.
Para evitar a formação de gases ao comer brócolis, vale cortar o brócolis e deixá-lo de molho na água por cerca de seis horas. Além disso, é indicado picar o alimento ainda cru e deixá-lo descansando por 30-90 minutos.
Aparecida Romão, nutricionista da Clínica Revitalis