Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Como preparar brócolis para não dar gases?

Por Aparecida Romão e Juliany Rodrigues
30 out 2024, 08h00 •
brócolis formação de gases
O que fazer para evitar a formação de gases ao comer brócolis | (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade
  • O brócolis pertence à família das couves, repolhos, couves-de-bruxelas, etc. Possui cálcio e vitamina K, minerais essenciais para a saúde de ossos e dentes, fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal, glucosinatos, vitamina C e selênio, que garantem um aumento da imunidade, e outros compostos com ação anti-inflamatória e antioxidantes. Esse alimento pode contribuir para a redução do colesterol, a perda de peso e a prevenção de alguns tipos de câncer,

    O brócolis pode ser consumido integralmente: flores, folhas e caule podem fazer parte de saborosos pratos quentes ou frios, crus ou cozidos e em sucos.

    Como preparar brócolis para não dar gases?

    O brócolis, por possuir glucosinolatos, que é a substância que inibe a captação de iodo pelo organismo, deve ser consumido com cautela em pessoas com disfunção na tireoide.

    A rafinose, um tipo de carboidrato contido no vegetal, pode provocar a produção de gases, devido a sua fermentação pelas bactérias contidas no intestino. Quem for intolerante a esta substância deve evitá-lo.

    Para evitar a formação de gases ao comer brócolis, vale cortar o brócolis e deixá-lo de molho na água por cerca de seis horas. Além disso, é indicado picar o alimento ainda cru e deixá-lo descansando por 30-90 minutos.

    Continua após a publicidade
    Respondido por:

    Aparecida Romão, nutricionista da Clínica Revitalis

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.