Preenchimento e vacina da Covid-19: há contraindicação?
Recentemente, um relatório divulgado pela Food and Drug Administration (FDA) alertou para possíveis reações adversas causadas pela vacina da Moderna em pessoas que possuem aplicações de preenchimento labial ou facial.
O médico dermatologista Lucas Miranda (@drlucasmiranda.dermato), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que, por isso, muitos pacientes o procuraram para entender a relação. “O preenchimento com ácido hialurônico funciona como uma prótese temporária. Algumas pessoas que fazem o procedimento apresentam mais processos alérgicos (como rinite e sinusite) e infecções (como a urinária). Esse tipo de processo alérgico ou infeccioso pode desencadear pequeno inchaço na região onde foi aplicado o preenchedor.”
Ao tomar as vacinas, a pessoa também pode ter um leve inchaço no local do procedimento estético. “Contudo, o preenchimento não é uma limitação ou uma contraindicação para tomar a vacina. O fato de poder acontecer um pequeno inchaço pós-vacina não é preocupante, e nem tão comum.”
Em caso de reação, o tratamento é procurar o dermatologista. Ele vai observar o problema e analisar se é o caso de tomar um anti-inflamatório. “Normalmente é um quadro muito tranquilo e já muito conhecido na medicina com outras vacinas.”