Preciso pentear o cabelo todos os dias?
A resposta para a pergunta “Preciso pentear o cabelo todos os dias?” é: depende do tipo de cabelo e do estado do mesmo. Os cabelos mais ressecados e quebradiços precisam ser penteados diariamente, para não embolar e formar nós, pois, dependendo do nó, só cortando com a tesoura. Já os cabelos cacheados e crespos não é necessário pentear todos os dias, só quando forem lavados.
Os principais benefícios de pentear o cabelo todos os dias ocorrem para os cabelos finos e mais secos, que costumam embolar com mais facilidade. Esse hábito ainda ajuda na distribuição da oleosidade natural pelos fios, que funciona como uma barreira contra danos externos. Cabelos cacheados só devem ser penteados nos dias que são lavados e ainda úmidos, para não quebrar a fibra capilar.
Agora, não pentear o cabelo diariamente pode trazer algumas consequências negativas, entre elas: quebra dos fios, ressecamento das pontas e acúmulo de óleo no couro cabeludo. É fundamental lembrar que, quando a raiz fica muito oleosa, pode ocorrer inflamação e até mesmo queda capilar, devido ao acúmulo de sujeira e sebo, que pode obstruir os folículos pilosos.
COMO PENTEAR O CABELO DO JEITO CERTO?
O ideal é penteá-lo ainda úmido ou no banho, após passar o condicionador, pois é quando o fio está mais maleável. Quando seco, o cabelo, geralmente, está no seu grau máximo de estiramento, e pentear neste estado pode aumentar a quebra. Se for pentear os cabelos já secos, umedeça com algum leave-in ou com água mesmo, para evitar que os fios estirem muito e se rompam.
Cabelos com curvatura precisam ser penteados e desembaraçados preferencialmente no banho, com creme ou condicionador e usando um pente com cerdas largas.
A direção do desembaraço também é importante: comece removendo os nós das pontas e vá subindo para a raiz. Além disso, sempre pegue mechas pequenas e penteie com movimentos delicados, para não danificar as madeixas e causar pontas duplas.
Dra. Alexandra Lopes, médica da Clínica Les Peaux e especialista em Medicina Capilar.