Por que tenho mais espinhas na TPM?
Durante o ciclo menstrual, existem fases em que temos a prevalência de determinados tipos hormonais. Esses hormônios apresentam influências determinantes em nosso corpo: no funcionamento, na estrutura e até mesmo no nosso pensamento. Durante a fase lútea do ciclo menstrual (após a ovulação e antes do início da menstruação), há um aumento na produção do hormônio progesterona e do hormônio LH.
O aumento dos níveis de progesterona podem ocasionar alterações na pele, incluindo o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O sebo em excesso pode obstruir os poros, levando ao desenvolvimento de espinhas e cravos. Além disso, a progesterona também pode causar um espessamento da camada externa da pele, o que pode contribuir para a obstrução dos poros.
O aumento do LH, por sua vez, pode levar a um aumento da produção de andrógenos, que podem estimular ainda mais as glândulas sebáceas e contribuir para o desenvolvimento de espinhas.
Além dos fatores hormonais, outros fatores, como estresse, dieta inadequada, disfunção intestinal e predisposição genética também podem desempenhar um papel no aumento da acne durante a fase lútea.
Para controlar a oleosidade neste período, é interessante: diminuir a ingesta de açúcar, praticar exercícios físicos e beber bastante água. É importante lembrar que cada mulher é única e pode ter diferentes respostas hormonais. Nem todas as mulheres têm propensão à formação de acne no decorrer das influências cíclicas do período menstrual.
Dra. Karen Morelli, ginecologista