Por que acordamos com ‘voz de sono’?
Ao acordarmos, é natural que algumas partes do corpo estejam um pouco inchadas, como os olhos, as mãos e o rosto. O mesmo acontece com as pregas vocais.
Com o inchaço das cordas vocais, a voz se apresenta rouca e com um tom mais grave. A voz pode piorar quando ocorre o consumo de álcool ou de alimentos que estimulem a produção de suco gástrico à noite, já que esses fatores podem levar a refluxo.
Durante o café da manhã, ao mastigar e deglutir, ocorrem movimentações de musculaturas e de órgãos articulatórios e, consequentemente, há a melhora da qualidade da voz. Mas, se precisar usar a voz com boa qualidade em curto espaço de tempo é importante fazer movimentos de rotação de língua e emissão de sons fricativos (contínuos) Z, J e V.
O ideal é permitir que as pregas vocais desinchem naturalmente com o passar das primeiras horas após acordar. A rouquidão não deve durar por muito tempo no decorrer do dia. Rouquidão por tempo prolongado é um forte indicativo de algo não está bem com as pregas vocais, daí é preciso buscar ajuda médica.
Bruno Borges de Carvalho Barros, médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.