Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por que acordamos com ‘voz de sono’?

Por Dr. Bruno Borges de Carvalho Barros
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 26 abr 2023, 08h30
Por que acordamos com voz de sono?
 (benzoix/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Ao acordarmos, é natural que algumas partes do corpo estejam um pouco inchadas, como os olhos, as mãos e o rosto. O mesmo acontece com as pregas vocais.

Com o inchaço das cordas vocais, a voz se apresenta rouca e com um tom mais grave. A voz pode piorar quando ocorre o consumo de álcool ou de alimentos que estimulem a produção de suco gástrico à noite, já que esses fatores podem levar a refluxo.

Durante o café da manhã, ao mastigar e deglutir, ocorrem movimentações de musculaturas e de órgãos articulatórios e, consequentemente, há a melhora da qualidade da voz. Mas, se precisar usar a voz com boa qualidade em curto espaço de tempo é importante fazer movimentos de rotação de língua e emissão de sons fricativos (contínuos) Z, J e V.

O ideal é permitir que as pregas vocais desinchem naturalmente com o passar das primeiras horas após acordar. A rouquidão não deve durar por muito tempo no decorrer do dia. Rouquidão por tempo prolongado é um forte indicativo de algo não está bem com as pregas vocais, daí é preciso buscar ajuda médica.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Bruno Borges de Carvalho Barros, médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.