Passar gelo no rosto é saudável?
A técnica skin icing pode entregar diversos benefícios para saúde da pele. Os capilares sanguíneos da região diminuem de tamanho quando entram em contato com a água gelada, o que ajuda a amenizar as olheiras, além de melhorar a textura dos poros – efeito de fechamento momentâneo, mas que auxilia na preparação do rosto para receber a maquiagem, por exemplo.
Além disso, esse ritual tira o inchaço, diminui vermelhidão e promove um “glow” natural na pele. A dica é perfeita para quem acabou de acordar com o rosto inchado, ou até mesmo para amenizar o aspecto de cansaço e fadiga da pele.
No entanto, é preciso tomar muita cuidado com esta prática, principalmente se a pessoa tiver a pele muito sensível ou com acnes e lesões. Temos que pensar que temperaturas muito baixas podem danificar a pele. Com isso, importante a pessoa ter cuidado para não exagerar na dose de gelo, pois dependendo da sensibilidade da pele pode causar até queimaduras e aumento da sensibilidade. Também deve ser evitado contato direto do gelo com o rosto.
Me. Thaís Regina Brienza Lataro, professora Farmacêutica e Esteticista da Cruzeiro do Sul Virtual