São pequenas rugas, semelhante ao símbolo do Wi-Fi ou ao instrumento sanfonado acordeon, que são formadas por um conjunto de linhas verticais ao lado da boca quando sorrimos. Os movimentos dos músculos geram marcas que se assemelham a parênteses. Elas estão relacionadas ao processo de envelhecimento natural da pele.
A idade é uma das principais causas desse tipo de rugas, já que os movimentos repetitivos forçam o nascimento de linhas na pele da região, que já perde elasticidade e firmeza como consequência natural do envelhecimento. A quantidade e a qualidade das fibras de colágeno e de elastina, proteínas responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele, diminuem com o passar do tempo. A exposição solar sem proteção também está ligada a esse tipo de rugas, uma vez que a radiação enfraquece a pele e suas estruturas.
Existem tratamentos com resultados satisfatórios para esse tipo de ruga. Os injetáveis podem ajudar, principalmente os bioestimuladores de colágeno. Eles têm uma ação muito interessante em estimular a produção natural de colágeno no local onde foram aplicados. Como o efeito é gradual, o resultado completo aparece após alguns meses. A associação com lasers e outras tecnologias também pode ser interessante para estimular a produção de colágeno.
Mas, ao notar esses sinais, é importante consultar um médico especialista.
DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. https://www.mariofarinazzo.com.br