O que são aminoácidos?
Os aminoácidos são unidades básicas que compõem as proteínas. Eles estão presentes nos seres humanos, animais e em alimentos que consumidos, e são considerados importantes para o funcionamento adequado do organismo, sendo que aproximadamente 20% do nosso corpo é composto por eles.
Por atuarem na formação das proteínas, eles ajudam na estrutura do corpo humano e também fazem parte dos processos metabólicos. No geral, existem 20 tipos de aminoácidos no organismo – 9 deles são categorizados como “essenciais” e 11 como “não essenciais“.
As moléculas essenciais são aquelas que o corpo não pode sintetizar, ou seja, fabricar. Dessa forma, precisam ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação, entre elas estão a fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina.
Já as moléculas não essenciais são sintetizadas a partir de outros aminoácidos e componentes presentes no organismo, por exemplo: ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, asparagina, cisteína, glicina, glutamina, prolina, serina e tirosina.
Alguns desses aminoácidos também são chamados de “condicionalmente essenciais“, e recebem esse nome porque a produção do corpo pode não ser suficiente para atender a demanda em certas condições como doenças, lesões, períodos de grande tensão ou pós-cirúrgicos. Arginina, cisteína, glicina, glutamina, prolina e tirosina podem ser categorizadas como “condicionalmente essenciais”.
Entre os exemplos de alimentos ricos em aminoácidos é possível encontrar as carnes, leite e peixes, como salmão, sardinha, vieira, bacalhau, tomate e atum. Além disso, existem suplementos, medicamentos, cosméticos e outros itens produzidos por diversas indústrias que possuem aminoácidos.
Tatiana Gargalaka, gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil