O que é o espermograma?
O espermograma é um exame que analisa o esperma, o sêmen masculino. Ele serve para avaliar a quantidade e a qualidade de espermatozoides, e é feito, principalmente, na investigação de infertilidade, tanto na causa quanto na gravidade.
É um exame bastante objetivo para descobrir se há alguma alteração na quantidade e qualidade de espermatozoides. Além disso, ele é sempre indicado após a cirurgia de vasectomia, e o exame deve vir zerado.
O exame é coletado no próprio laboratório e, normalmente, é necessário que a pessoa fique de 3-5 dias sem ejacular. A coleta é em uma sala reservada, e alguns laboratórios fornecem algum estímulo visual para que seja feita a coleta.
De forma geral, para cada ml de esperma, é considerado normal entre 15 a 20 milhões de espermatozoides. Existem pacientes que chegam com esse valor nesse nível, que é normal, ou com níveis muito maiores, quantidades bem abaixo ou até mesmo ausência completa de espermatozoides.
A qualidade do espermatozoide é avaliada pela forma individual de cada espermatozoide, ou seja, se ele tem aquele formato oval, cilíndrico, se eles “nadam bem”. E aí é feita uma análise proporcional de espermatozoides “campeões”.
A partir do espermograma também é possível ter um prognóstico do quanto vai ser difícil conseguir ter filho por vias naturais ou não. Ou seja, ele pode ser um indicativo para recomendar a fazer reprodução assistida.
Dr. Marcelo Magalhães, urologista do Núcleo de Medicina Afetiva (NuMA).