Saiba o que fazer para aliviar a tontura e quando procurar um médico
A tontura é uma sensação de desequilíbrio ou instabilidade, que pode ser descrita como vertigem (sensação de rotação), flutuação ou uma iminente sensação de queda ou desmaio. Esse sintoma afeta a percepção espacial e o controle corporal. A tontura não é específica, ou seja, existem diversos problemas de saúde que podem desencadear esse quadro.
Quais são as principais causas de tontura?
A tontura pode ser provocada por distúrbios do sistema vestibular, como labirintite, neurite vestibular, vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) e a doença de Menière, problemas circulatórios, como hipotensão, desidratação e insuficiência vascular cerebral, condições neurológicas e distúrbios metabólicos.
O que é bom para aliviar tontura?
Para alívio rápido da tontura, é recomendado se sentar ou deitar em um local seguro até que a sensação desagradável melhore. Também é importante manter níveis adequados de hidratação e evitar ambientes pouco ventilados e quentes. No caso de vertigem posicional, existem algumas manobras que podem ser eficazes.
Durante esses episódios, a orientação é evitar dirigir ou realizar atividades potencialmente perigosas. Quando os sintomas forem recorrentes ou persistirem, é importante procurar avaliação médica para excluir problemas mais sérios e orientar a melhor forma de tratamento.
Quando se preocupar com a tontura?
Quando a tontura é persistente, sem alívio mesmo com repouso, ou quando torna-se frequente e repetitiva é importante investigar.
Além disso, ela é considerada preocupante quando vem acompanhada de outras sinais e sintomas, por exemplo, dores de cabeça intensas, perda de consciência, dificuldade para falar, fraqueza em um lado do corpo, visão dupla ou perda da audição.
Esses sinais podem indicar condições mais graves, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou a presença de tumores cerebrais, sendo necessária, impreterivelmente, uma avaliação neurológica com prioridade.
Dr. Felipe Mendes, médico neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Instagram: @drfelipemendesneuro