Ficar muito tempo sentado dá dor nas costas?
Ficar muito tempo sentado, principalmente em uma postura inadequada, é um dos principais fatores de risco para dor nas costas.
A posição aumenta a pressão sobre os discos intervertebrais, especialmente na região lombar, diminui a ativação muscular estabilizadora e favorece o encurtamento de músculos como os flexores do quadril.
Quando associada a má ergonomia, o hábito pode causar cervicalgias, lombalgias e, a longo prazo, até mesmo hérnias de disco.
Estudos apontam que ficar mais de 30 a 60 minutos na mesma posição, principalmente sentado, gera alterações na distribuição de carga e rigidez das estruturas paravertebrais.
A inatividade prolongada provoca redução da força e da flexibilidade muscular, fatores que comprometem a estabilidade e aumentam o risco de dor lombar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pausas a cada 30 minutos para se levantar, caminhar ou alongar. Além disso, por semana, é indicado praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada.
Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral. Instagram: @danieloliveiracoluna
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





