Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Minha menstruação pode sincronizar com a de outra mulher?

Por Meiry F. Marques Zaiat
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 9 nov 2023, 10h04
menstruação pode sincronizar com a de outra mulher
Descubra se isso é verdade ou mito | (wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que mulheres que vivem juntas menstruam juntas, ou seja, que a menstruação pode sincronizar, mas a realidade é que isso não passa de um mito. É claro que mulheres convivendo juntas, em alguns momentos, as menstruações podem sim coincidir.

A ideia de que a menstruação pode sincronizar se popularizou, principalmente, porque em 1971, uma psicóloga chamada Martha McClintock, nos Estados Unidos, fez uma análise com 135 mulheres da mesma faculdade, e ela observou que mulheres que dividiam quarto menstruavam em datas mais parecidas do que as que não dividiam. Porém essa explicação não teve muito fundamento científico, e o que ela disse, na época, era que essa sincronização poderia ocorrer por conta dos feromônios, que são moléculas, geralmente, produzidas pelos animais para se comunicarem entre si, já que eles não têm uma comunicação verbal.

Essa pesquisa foi publicada na Revista Nature em 1971, porém recebeu muitas críticas do meio científico quanto à metodologia utilizada, especialmente pelo fato da psicóloga não ter conseguido explicar exatamente o motivo da sincronização. Outros estudos vieram depois desse e nenhum deles conseguiu comprovar essa teoria. Então, a conclusão é de que não há evidências que realmente confirmem que as menstruações se sincronizem.

Por fim, é fundamental ressaltar que muitos fatores podem interferir diretamente no ciclo menstrual de uma mulher, por exemplo, estilo de vida, emocional e uso de medicamentos.

Respondido por:

Dra. Meiry F. Marques Zaiat, ginecologista.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.