
A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Pode ser obtida por meio da dieta, principalmente a partir do consumo de carnes vermelhas e peixes. Além disso, existe a possibilidade de suplementá-la, o que deve ser feito com orientação de um profissional.
A principal função da creatina é aumentar a disponibilidade de fosfocreatina nos músculos, que age como uma fonte rápida de energia durante a prática de exercícios de alta intensidade e curta duração, por exemplo, sprints, saltos, treinos de força e musculação.
Quando a pessoa suplementa essa substância, pode ocorrer uma melhora do desempenho, especialmente em exercícios que exigem força e potência.
Outros benefícios incluem o ganho de força, o aumento da massa muscular, a redução da fadiga mental e até mesmo o auxílio em condições clínicas, como sarcopenia (perda muscular que ocorre com a idade) e doenças neuromusculares.
Qual é a melhor forma de tomar creatina?
O efeito da creatina no organismo é cumulativo, ou seja, é necessário utilizá-la de forma contínua, com uma dose diária média de 3 a 5 gramas por dia.
Quanto ao horário ideal, o mais importante é a consistência no uso. Entretanto, há estudos que sugerem que a absorção pode ser favorecida quando a creatina é consumida após o treino, principalmente junto com uma fonte de carboidratos.
Thiago Xavier, especialista em nutrição esportiva, estética e emagrecimento
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.