Mastigar gelo faz mal à saúde bucal?
Sim, mastigar gelo pode prejudicar a saúde bucal. Por mais fortes que sejam os dentes humanos e por mais duro que seja o esmalte dentário, os dentes não foram feitos para triturar cubos de gelo (em qualquer quantidade ou textura). O problema não é apenas que o gelo é duro, mas também que é muito frio.
Quando os nossos dentes sofrem mudanças extremas de temperatura, o esmalte expande-se e contrai-se, causando pequenas fissuras e enfraquecendo a estrutura geral – tal como acontece com o pavimento em locais onde neva.
Obviamente, o esmalte enfraquecido pode levar a outros problemas, como sensibilidade dentária e maior vulnerabilidade à cárie, e o gelo também não é bom para o tecido gengival.
Por ser muito frio, pode causar um efeito anestesiante durante a mastigação, o que pode significar que a pessoa não notará nenhuma lesão no tecido gengival. O gelo também pode lascar ou quebrar os dentes.
Assim, a prática representa um risco significativo de dano aos dentes devido à natureza dura e fria do gelo. O esforço repetitivo de mastigar gelo pode levar a fissuras, trincas ou até mesmo fraturas nos dentes. Dessa forma, pode facilitar ainda o acúmulo de resíduos e predispor a pessoa também à proliferação de cáries.
Portanto, não há benefícios significativos que façam valer a pena mastigar gelo. Na verdade, os riscos associados superam qualquer possível vantagem. O gelo não fornece nutrientes ou promove a saúde bucal, sendo uma prática desaconselhável.
Adriano Rafael, cirurgião dentista em Belo Horizonte (MG).