Mascar chiclete faz mal à saúde?
Toda nossa digestão de alimentos é iniciada a partir da mastigação. O ato de mascar chiclete funciona da mesma forma, porém, ao contrário do alimento, não há nenhum nutriente chegando no estômago, o que por sua vez promove um desequilíbrio entre o suco gástrico, este produzido por células estomacais conhecidas por gastrina e o bicarbonato.
Como o chiclete não forma o nosso bolo alimentar, por não engolirmos o mesmo e nem tão pouco tem nutrientes, há um excedente da produção acida, podendo propiciar gastrites ou feridas no trato digestivo.
Além disso o estímulo cerebral de mascar chiclete com frequência pode desorientar nosso centro hipotalâmico de fome e saciedade, já que há um estímulo de alimentação gerado sem nenhum alimento ingerido. Além disso, temos o fator mecânico, mascar chiclete pode causar um desequilíbrio muscular da mandíbula, gerando, inclusive, dores de cabeça
Uma opção que faz “menos mal” é os chicletes sem açúcar, pois eles tendem a gerar um menor estímulo da glicose sanguínea e da insulina. Então, se bater a vontade de mascar um chiclete, priorize o zero açúcar.
Dra. AndYara Gelmini, médica referência em modulação hormonal.