Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Por que sentimos mais fome no frio? É real ou lenda urbana?

Por Angéli Marques Golfetto
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 23 ago 2022, 10h00
alimentos saudáveis sobre bancada rústica
 (Maarten van den Heuvel/Pexels)
Continua após publicidade

Primeiro vamos entender como funciona nosso metabolismo, para ao final concluir essa resposta.

O corpo humano precisa de energia para desempenhar suas atividades básicas. Ainda que em repouso, o corpo precisa dela para manter suas funções vitais. Essa energia, corresponde ao metabolismo Basal.

O trabalho biológico do corpo, que é aquele que requer contrações musculares para o exercício de qualquer força, bem como o trabalho interno que diz respeito ao funcionamento dos órgãos vitais, requer energia.

Todos os alimentos que consumimos, podem ser degradados em “combustível” para as células. Esse substrato, ou seja, essa energia, é absorvida e temporariamente armazenada para liberação lenta e gradual, conforme a necessidade de cada indivíduo. Por isso, quando em excesso (armazenamento de energia sem uso), se transformam em células de gordura.

MAS O QUE AS BAIXAS TEMPERATURAS TÊM A VER COM ISSO?

Para o funcionamento vital dos nossos órgãos, precisamos manter a temperatura corporal em torno de 37 graus.

Continua após a publicidade

O corpo humano, está constantemente produzindo calor de forma endógena, ou seja, produz calor interno, conforme recebe influência externa.

Essa variedade de condições físicas e ambientais é que faz com que nosso metabolismo trabalhe para manter a temperatura corporal na média dos 37 graus. Quanto mais frio, maior é a exigência de energia para manter essa temperatura.

Considerando essa informação, muitos devem acreditar que no inverno o aumento de peso se dá em relação a essa necessidade calórica, que quando presente na ingestão alimentar aumentada, dá origem às gordurinhas que comumente aparecem nessa estação.

Continua após a publicidade

Porém, justamente no inverno, quando a sensação de fome aumenta, é que temos a maior probabilidade de emagrecer (se esse for o objetivo).

Explico:

A Dieta hipocalórica diz respeito a consumir menos calorias do que se gasta. Considerando que no frio gastamos mais calorias para nos manter aquecidos, as células que armazenam gordura entram no mecanismo de ação com maior potência.

Continua após a publicidade

Portanto, nosso corpo – que SIM, SENTE MAIS FOME – pede alimentos mais calóricos para ajudar a aumentar a sua temperatura. Agora, se em vez de ceder a essas tentações, colocarmos ele em movimento, praticando atividades físicas, da mesma forma vamos nos aquecer – e, vamos combinar, uma sopinha de legumes com uma boa proteína também faz esse papel.

Se a intenção não for emagrecer, uma ingestão adequada e saudável previne a perda de peso. O que não pode é se jogar em alimentos calóricos o tempo todo. Manter o equilíbrio, comer saudável e praticar exercícios em qualquer estação do ano é a melhor estratégia.

Respondido por:

Angéli Marques Golfetto, nutricionista e pós-graduanda em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.