HIIT é bom para hipertrofia muscular?
O HIIT é um treino intervalado de força de alta intensidade. Ele está atrelado a estímulos de adequação cardíaca e tonicidade muscular, gerando de forma secundária uma pequena hipertrofia por conta da perda da gordura e da resistência repetida.
Esse tipo de modalidade cria um aumento metabólico no organismo, já que causa um aumento no gasto calórico e um consumo elevado do VO2. Isso faz com que ocorra uma queima substancial de gordura geral.
Os movimentos repetidos durante a prática trazem um trabalho muscular efetivo, que pode colaborar para a tonicidade — muitas vezes confundida com hipertrofia.
O HIIT geralmente é trabalhado com movimentos que envolvem o corpo todo — diferente da musculação, em que isolamos uma parte do corpo e recrutamos a musculatura principal.
Essa atividade é altamente metabólica e, apesar de trazer alguns ganhos em relação à construção de músculos, não costuma ser tão potente quanto a musculação quando o assunto é aumentar massa muscular de maneira consistente.
Dentro de uma periodização bem específica, a frequência do HIIT não poderia passar de duas vezes por semana, intercalando um mínimo de três treinos de musculação.
Anderson Téu, personal trainer e educador físico da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





