Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Gás do refrigerante dá celulite?

Por Dr. Fernando de Azevedo Lamana
8 jan 2025, 08h00
gás do refrigerante dá celulite
É verdade que o gás do refrigerante pode provocar celulites? | (lifeforstock/Freepik)
Continua após publicidade

A celulite, conhecida cientificamente como lipodistrofia ginoide, é uma alteração estética que provoca o aspecto ondulado ou de “casca de laranja” na pele, geralmente em regiões como coxas, glúteos e abdômen.

Sua formação ocorre devido à interação de fatores como o acúmulo de gordura localizada, retenção de líquidos, alterações na microcirculação e no tecido conjuntivo.

Esses processos podem ser agravados por fatores hormonais, predisposição genética e inflamações crônicas, que levam ao enrijecimento do tecido fibroso e à compressão dos vasos sanguíneos na área afetada.

Gás do refrigerante dá celulite?

Não há evidências científicas de que o gás presente nos refrigerantes cause celulite. No entanto, o consumo frequente de refrigerantes açucarados está associado a fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como o aumento do tecido adiposo, a retenção de líquidos e processos inflamatórios.

O açúcar em excesso, somado aos aditivos presentes nessas bebidas, pode prejudicar a circulação sanguínea e o metabolismo, o que potencializa os fatores envolvidos na formação da celulite.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dr. Fernando de Azevedo Lamana, cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Instagram: @dr.fernando.lamana

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.