Longas, curtas, volumosas, lisas, cacheadas ou onduladas. As franjas fazem a cabeça de muita gente — e boatos dizem que elas serão uma tendência no inverno.
O problema é que o corte pode piorar a acne, sabia? “Ele é responsável por criar um abafamento na região da testa, e pode reter a secreção sebácea, estimulando a oleosidade do local. Se isso acontecer, procure o seu dermatologista”, explica a dermatologista Thatiana Hadlich.
Quem tem franja e pele oleosa costuma ficar com os fios pesados com mais facilidade. Por isso, talvez você sinta vontade de lavá-los todos os dias. “Sempre indico incluir um shampoo com ação esfoliante para o couro cabeludo, além de um tônico para a área da testa. Quanto mais seca a região, menos interferência no aspecto das mechas”, diz a especialista.
Além disso, a médica também recomenda tentar prender a franja na hora de dormir. “Recorra à limpeza pelo menos duas vezes ao dia, e use tônicos à base de resorcina de enxofre e ácido salicílico. Se mesmo assim a testa ainda ficar com excesso de brilho, use lenços de papel para absorver a oleosidade ao longo dia e filtros solares com efeito mate.”
Já na hora de lavar os cabelos, utilize condicionador e cremes de pentear apenas nas pontas — nunca próximos à raiz. “E tenha a certeza de que removeu todos os vestígios de produtos durante o enxágue”, finaliza.