Existe orgasmo na menopausa?
O orgasmo não só existe na mulher após a menopausa como pode ser ainda melhor que antes dela! Contudo, nem para todas mulheres ele chega tão fácil assim. E isso tem explicação hormonal, emocional e até de sensibilidade no corpo.
Após a menopausa os hormônios sexuais caem, e mesmo para as mulheres que fazem terapia hormonal nem sempre é o suficiente para que todas as funções do corpo voltem ao normal.
O tempo do primeiro estímulo sexual até o orgasmo aumenta, e a sensação é que ele por mais que a mulher se esforce ele nunca chega.
O toque da pele muitas vezes não trás a mesma sensação. Somado a isso temos todas as mudanças emocionais desta fase que também podem contribuir.
Contudo, é possível virar esse jogo!
Com um bom acompanhamento ginecológico, controle de doenças, controle emocional, cuidados no relacionamento, adequações hormonais, tratamentos específicos como pomadas e até laser íntimo podem ajudar.
E você pode hoje mesmo começar a redescobrir novas formas de prazer com o autoconhecimento corporal: sim!
A masturbação nessa fase é super bem vinda! Não deixe a menopausa pausar sua vida, é o recomeço de infinitas possibilidades!!
Dra. Lilian Fiorelli, ginecologista especialista em sexualidade feminina e uroginecologia pela USP. Instagram: @dralilianfiorelli