7 dicas para evitar o estresse no relacionamento
Grande parte do estresse nos relacionamento é causada por pequenas coisas do dia a dia, que quando somadas viram uma grande bola de neve. Algumas dicas e cuidados:
Evite criticar o outro a todo momento, querendo que ele faça as coisas como você acha que deveriam ser feitas. Cada um tem seu jeito próprio e não é obrigado a se moldar ao jeito do outro. Respeitar as diferenças de personalidade é muito importante.
2
Elogie mais as coisas positivas, pequenos detalhes e atitudes. Isso traz um clima de harmonia ao casal.
3
Caso queira se queixar de algo, expresse-se com palavras educadas e de forma gentil, evitando aumento do tom de voz e nunca incluindo xingamentos.
4
Em situações em que se sente agredido ou incomodado com algo que o parceiro tenha feito a você, ao invés de já criticá-lo “atacando-o” como defesa, diga como se sentiu com aquilo, o que lhe provocou. Por ex: “Me senti agredida agora com seu tom de voz tão alterado. É isso mesmo? Qual sua intenção?” ao invés de: “Lá vem você com sua grosseria de sempre me atacando…”. Isso dá a chance ao outro de se desculpar e tentar falar de outra forma, evitando uma possível escalada para brigas.
5
Não ouça “pedidos” como “críticas”, um erro muito comum entre os casais. Na dúvida do que ouviu, “cheque” com o outro se o que ele disse foi mesmo aquilo que entendeu, não inferindo por ele algo que pode ter entendido errado. Afinal, ouvimos o outro a partir de nosso filtro interno, que pode distorcer as verdadeiras intenções de acordo com nosso astral naquele momento…
6
Entenda a “linguagem do amor” do parceiro, como ele demonstra o amor e o que espera de você. Falar sobre suas necessidades e conhecer as do outro é um fator muito importante de conexão entre o casal. (Existe um livro que fala sobre isso: “As 5 linguagens do amor”, de Gary Chapman, que recomendo).
7
Cultivem o afeto, o romance, o sexo, momentos de interação e conexão plena entre o casal. Isso traz intimidade para a relação e facilita na hora de discutirem sobre assuntos mais delicados, para que saibam respeitar diferentes pontos de vista sem cair em brigas.
Enfim, são apenas alguns itens dos tantos necessários a serem conhecidos e vivenciados numa relação a dois… Mas se ao menos isso for olhado e praticado, certamente as relações serão bem mais harmônicas entre os casais que se propõem a conviver!
Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta familiar