Como evitar o envelhecimento bucal precoce?
O envelhecimento precoce da boca é a perda de estrutura mineral dos dentes, ou seja, do esmalte, de forma muito precoce, o que está intimamente relacionado ao nosso estilo de vida atual.
Existem quatro motivos principais que podem causar o envelhecimento da boca: baixa qualidade do sono, doenças gástricas, alimentação ácida e o estresse.
A baixa qualidade do sono e o estresse, associado à ansiedade, depressão e ao burnout, estão ligados ao bruxismo, que gera uma sobrecarga nos ossos, na articulação e nos dentes, causando trincas, fraturas, retrações gengivais e reabsorção óssea por compressão.
Pessoas que têm doenças gástricas, como refluxo e gastrite, também podem ter uma alteração no pH bucal, já que a acidez causa uma degradação química da estrutura dentária pelo efeito corrosivo da saliva.
O consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas no dia a dia, que possuem um alto teor corrosivo, também deixa o esmalte dental mais vulnerável ao desgaste. A erosão do esmalte dental pode levar a uma série de problemas, entre eles, aumento da sensibilidade e cáries, envelhecendo o sorriso.
Como evitar o envelhecimento bucal precoce?
Infelizmente, os danos iniciais do envelhecimento da boca não são percebidos pelos pacientes. Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio, e aqui vão algumas dicas importantes para evitar esse problema:
- Reduz ou controle o consumo de bebidas e alimentos ácidos;
- Aumente a ingestão de água;
- Consuma alimentos ricos em cálcio, como queijos e leites, pois eles reequilibram o pH da boca;
- Se for consumir bebidas ácidas, prefira utilizar canudos;
- Após o consumo de alimentos e bebidas ácidas, enxague a boca com água e aguarde alguns minutos para escovar os dentes;
- Visite um dentista periodicamente.
Pâmela Ferrari, dentista. Instagram: @drapamelaferrari