Muitas pessoas gostariam de tratar sinais do envelhecimento, mas não se dão bem com procedimentos injetáveis. Atualmente, muitas tecnologias dermatológicas conseguem esse efeito de forma não invasiva.
Uma das novidades é o ultrassom ultrafocado Atria, que consegue um efeito botox-like, ou seja, similar à toxina botulínica, quando aplicado para melhorar o arqueamento das sobrancelhas. Ele tem uma tecnologia exclusiva que é a coagulação radial intermitente, que possibilita a entrega do ultrassom de maneira pulsada, o que reduz o desconforto do paciente e possibilita utilizar até energias mais altas, com mais eficácia. Ele atua até mesmo no SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), que é a camada muscular mais profunda e que sustenta a face.
No caso dos preenchimentos, um efeito similar é conseguido por meio do laser Pro-Collagen. Ele é indicado para o tratamento de rugas periorais e para a volumização de tecidos, principalmente dos lábios e bochechas. Esse laser age desde a camada muscular até a derme, retendo água na pele e hipertrofiando os tecidos.
DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo).