Dá para ter um efeito de botox sem injeção?
Muitas pessoas gostariam de tratar sinais do envelhecimento, mas não se dão bem com procedimentos injetáveis. Atualmente, muitas tecnologias dermatológicas conseguem esse efeito de forma não invasiva.
Uma das novidades é o ultrassom ultrafocado Atria, que consegue um efeito botox-like, ou seja, similar à toxina botulínica, quando aplicado para melhorar o arqueamento das sobrancelhas. Ele tem uma tecnologia exclusiva que é a coagulação radial intermitente, que possibilita a entrega do ultrassom de maneira pulsada, o que reduz o desconforto do paciente e possibilita utilizar até energias mais altas, com mais eficácia. Ele atua até mesmo no SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), que é a camada muscular mais profunda e que sustenta a face.
No caso dos preenchimentos, um efeito similar é conseguido por meio do laser Pro-Collagen. Ele é indicado para o tratamento de rugas periorais e para a volumização de tecidos, principalmente dos lábios e bochechas. Esse laser age desde a camada muscular até a derme, retendo água na pele e hipertrofiando os tecidos.
DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo).