Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Dormir pouco causa rugas?

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 4 out 2021, 09h00
Mulher escondida sob o lençol deitada na cama
 (natasaadzic/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Um dos fatores que aceleram o envelhecimento é o chamado estresse oxidativo. Normalmente produzimos radicais livres o tempo todo, mas nosso organismo também produz uma defesa antirradicais livres. O sono é um potente detox. Durante o sono produzimos várias substâncias consideradas antioxidantes, como hormônio de crescimento e melatonina e diminuímos a produção de radicais livres, ou seja, o sono é um regulador do estresse oxidativo.

O excesso de radicais livres é responsável por danos em vários órgãos. No cérebro, ele pode estar ligado a ansiedade e depressão, aumenta o risco de aparecimento de tumores, e na pele, compromete a produção e qualidade de fibras de colágeno e elastina, acelerando o envelhecimento. Portanto, não ter um sono saudável é maléfico para a pele.

A quantidade de horas de sono é muito variável. A melhor medida é a percepção de acordar bem, descansado, e não ter sono durante o dia. Por exemplo um sono incontrolável com bocejos durante uma reunião pode ser sinal de sono insuficiente ou de má qualidade.

Dormir de bruços também influencia nessas marcas. E é um problema que chamamos de sleep lines. O ideal é dormir sem pressionar o rosto contra o travesseiro. Existem muitos aparatos que permitem dormir de lado ou de bruços sem “amassar” o rosto, mas a qualidade do sono não pode ser comprometida. As sleep lines por vezes são tão profundas que requerem tratamentos como ácido hialurônico e laser.

RESPONDIDO POR:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.