Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

Por Dr. Daniel Oliveira
25 jun 2025, 08h00 •
dor muscular pós treino quando se preocupar
Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino? | (wayhomestudio/Freepik)
Continua após publicidade
  • A dor muscular pós-treino ocorre geralmente entre 12 e 72 horas após uma atividade física não habitual ou mais intensa do que o habitual.

    Ela se manifesta principalmente devido às microlesões nas fibras musculares, que desencadeiam uma resposta inflamatória local, com liberação de mediadores inflamatórios que sensibilizam os receptores de dor.

    O sintoma é esperado como parte do processo adaptativo do músculo ao estímulo físico e costuma ser mais comum em iniciantes ou indivíduos que aumentaram recentemente a intensidade do treino.

    Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

    A dor muscular pós-treino deve ser considerada preocupante quando persiste por mais de 5 a 7 dias, quando é extremamente limitante ou associada a sinais como edema acentuado, fraqueza progressiva, urina escura (indicativa de rabdomiólise), febre ou dor intensa desproporcional ao esforço realizado.

    Nesses casos, é recomendado procurar uma avaliação médica para investigar condições patológicas mais graves, como lesões musculares significativas, síndromes compartimentais ou alterações metabólicas.

    Continua após a publicidade
    Respondido por:

    Dr. Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte. Instagram: @danieloliveiracoluna

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.