Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Dermatite seborreica pode causar a queda do cabelo?

Por Dra. Luciana Passoni
28 jul 2023, 10h38 • Atualizado em 21 out 2024, 22h28
Dermatite seborreica pode causar queda de cabelo?
 (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A dermatite seborreica é uma inflamação crônica que provoca a descamação e o aparecimento de caspas em áreas da pele do couro cabeludo que possuem um maior índice de oleosidade. Seus sintomas surgem aos poucos, sendo que pode-se provocar uma descamação seca ou mais oleosa no couro cabeludo, além de coceira no local e caroços amarelados com formas elevadas. Também é importante destacar que abalos na saúde mental podem desencadear esse tipo de infecção, pessoas com ansiedade e/ou depressão estão mais sujeitas à esse quadro.

    A dermatite seborreica pode causar a queda de cabelo. É uma queda considerada intensa que aumenta à medida que o quadro progride. Isso porque ela afeta a saúde e inflama os folículos pilosos, que não conseguem mais funcionar normalmente, assim o cabelo não cresce e também passa a sofrer com a queda.

    Para tratar, recomendo o uso de shampoos adequados para tratar essa condição, também os aliando ao uso de pré-shampoos de tratamento que vão auxiliar a recuperar a saúde do couro cabeludo, trabalhando no controle da inflamação e de microrganismos na área.

    Sempre indico buscar produtos que contenham ativos como ácido salicílico e selênio, assim como buscar um especialista em saúde capilar que poderá recomendar o melhor tratamento, acompanhar o caso e pode até também receitar opções de antifúngicos para controlar a condição. Também é importante evitar o uso chapéu e/ou boné, pomadas modeladoras e géis ao apresentar a dermatite seborreica.

    Respondido por:

    Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos e transplante capilar e CEO Passoni Clinic

    Continua após a publicidade

     

     

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.