Como a depressão pode se manifestar em dores e desconfortos pelo corpo?
A depressão é um transtorno mental que tem atingido cada vez mais pessoas. Além dos sintomas psicológicos, como perda de interesse e prazer nas atividades do dia a dia, o sentimento de tristeza e a baixa autoestima, muitos pacientes podem apresentar comorbidades e até a percepção de dores físicas.
Depressão pode dar dor no corpo?
Dores físicas que não apresentam justificativas médicas podem sim ter relação com a depressão.
Costumam ser relatados problemas gastrointestinais, por exemplo, dor de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação e flatulência, e tensões musculares em regiões como nuca e ombros. Além disso, pode ocorrer dor de cabeça e sensação de corpo pesado.
É importante destacar que a dor é um mecanismo que indica dano tecidual atual ou potencial e é caracterizada por experiências sensoriais e emocionais desagradáveis.
Alguns estudos têm apontado que disfunções nos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que ajudam na regulação do humor, podem estar associadas as dores físicas.
No entanto, é fundamental ter em mente que a depressão é um transtorno complexo e possui fatores biopsicossociais.
Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro, psicóloga, doutora em Psicologia da Saúde, mestre em Avaliação Psicológica e professora do curso de psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).