Existem cuidados diferentes entre a pele negra e branca?
A grande diferença entre a pele negra e a pele branca é a maior quantidade de melanina na pele negra e também a presença de glândulas sebáceas maiores que produzem mais sebo. A consequência é que a pele negra tem maior risco de hiperpigmentação (presença de manchas escuras) após algum trauma ou espinhas, pode manchar mais fácil; e costuma ser mais oleosa que a pele branca. A maior quantidade de melanina, na pele negra, protege as fibras colágenas da pele, dificultando o fotoenvelhecimento.
Por esse motivo, a principal diferença na skincare seria preferir sempre protetor solar, anti-age e vitamina C em forma de sérum, gel ou gel-creme, que são menos oleosos.
Fora isso, os cuidados são os mesmos: limpeza da pele com sabonete específico para o tipo de pele, vitamina C pela manhã antes do protetor solar e um anti-age à noite, podendo ser intercalado um ácido. Se o ácido irritar a pele negra, pode haver processo inflamatório e evoluir com hiperpigmentação, portanto, usar ácidos mais suaves e a qualquer sinal de irritação, suspender seu uso.
A pele branca costuma ser mais ressecada e ter maior propensão ao fotoenvelhecimento, sendo necessário hidratantes mais “pesados” em cremes. O sabonete deve ser específico para pele seca ou normal. Tanto a vitamina C quanto o protetor solar devem ser mais hidratantes quando necessário.
DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)