Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Existem cuidados diferentes entre a pele negra e branca?

Por PAOLA POMERANTZEFF
24 out 2022, 10h00 • Atualizado em 21 out 2024, 22h27
duas mulheres brancas e uma negra fazendo skincare
 (anna shvets/Pexels)
Continua após publicidade
  • A grande diferença entre a pele negra e a pele branca é a maior quantidade de melanina na pele negra e também a presença de glândulas sebáceas maiores que produzem mais sebo. A consequência é que a pele negra tem maior risco de hiperpigmentação (presença de manchas escuras) após algum trauma ou espinhas, pode manchar mais fácil; e costuma ser mais oleosa que a pele branca. A maior quantidade de melanina, na pele negra, protege as fibras colágenas da pele, dificultando o fotoenvelhecimento.

    Por esse motivo, a principal diferença na skincare seria preferir sempre protetor solar, anti-age e vitamina C em forma de sérum, gel ou gel-creme, que são menos oleosos.

    Fora isso, os cuidados são os mesmos: limpeza da pele com sabonete específico para o tipo de pele, vitamina C pela manhã antes do protetor solar e um anti-age à noite, podendo ser intercalado um ácido. Se o ácido irritar a pele negra, pode haver processo inflamatório e evoluir com hiperpigmentação, portanto, usar ácidos mais suaves e a qualquer sinal de irritação, suspender seu uso.

    A pele branca costuma ser mais ressecada e ter maior propensão ao fotoenvelhecimento, sendo necessário hidratantes mais “pesados” em cremes. O sabonete deve ser específico para pele seca ou normal. Tanto a vitamina C quanto o protetor solar devem ser mais hidratantes quando necessário.

    Respondido por:

    DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.