Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Quais os cuidados especiais com os cabelos no frio?

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 21 out 2024, 22h28 - Publicado em 21 set 2022, 10h00
mulher no inverno com os cabelos soltos
 (Kristin Vogt/Pexels)
Continua após publicidade

 Com a chegada do frio, os banhos se tornam mais longos e quentes. O couro cabeludo, que é rico em glândulas sebáceas, tende a ficar ressecado pela alta temperatura da água, e o resultado é a descamação, coceira, e agravamento de condições prévias como a dermatite seborreica, que, por sua vez, favorece a queda capilar.

Além disso, nas grandes metrópoles, com a baixa umidade do ar (tempo seco) aliada à poluição, é comum os fios ficarem mais ressecados e sujeitos à quebra. Isso acontece porque, nessas condições, os fios “perdem mais água pro meio”, assim como a pele, que também se apresenta mais ressecada. Nesse período, é comum não gostar de ficar com os cabelos molhados, por isso o uso do secador se torna mais frequente. Para evitar mais danos aos fios, o segredo é usarmos sempre um protetor térmico na extensão do cabelo. Também é importante manter a hidratação em dia, e pra que esse momento seja mais agradável e rápido, vale apostar em ampolas ou máscaras hidratantes líquidas de uso no chuveiro. Para passar ileso pelo período mais frio do ano, vão algumas dicas:

  1. Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento.                          
  2. O uso de protetor térmico nos fios é fundamental para evitar a quebra e formação do bubble hair (bolhas de ar no interior dos fios pela evaporação da água)
  3. Invista na hidratação. Opte por máscaras que contenham óleos vegetais (Manteiga de Karité, Manteiga de manga, Óleo de argan, Óleo de abacate, Óleo de jojoba, óleo de coco), esses ativos ajudam a repor a “gordura boa” que perdemos com as lavagens, especialmente com água quente, e mantém as cutículas alinhadas, o que reduz o frizz.
  4. Beber muito líquido. Não devemos esquecer o consumo de água que, no frio, costuma ser menor. Além disso, é fundamental ter uma boa alimentação para o fornecimento de nutrientes que ajudam a deixar o cabelo mais saudável
Respondido por:

DRA. JAQUELINE ZMIJEVSKI: dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Associação Brasileira de Medicina Estética.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.