Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Creatina incha a barriga?

Por Dra. Tassiane Alvarenga
7 Maio 2025, 08h00 • Atualizado em 7 Maio 2025, 10h03
creatina incha barriga
Creatina incha barriga? | (Aleksander Saks/Unsplash)
Continua após publicidade
  • A creatina é um composto que é naturalmente produzido pelo nosso organismo, a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina.

    95% dessa substância está armazenada nos músculos esqueléticos. Ela age como uma fonte de energia rápida durante a execução de exercícios de alta intensidade e curta duração.

    A suplementação da creatina é amplamente estudada e segura, sendo que seus principais benefícios incluem melhora da performance física, promoção do ganho de massa muscular e aceleração da recuperação.

    Além disso, é importante citar que algumas pesquisas mostram que a suplementação do composto pode trazer vantagens cognitivas e neurológicas, principalmente em idosos e pessoas que sofrem com doenças neurodegenerativas.

    Creatina incha barriga?

    A creatina pode causar uma leve sensação de inchaço na barriga, mas isso não ocorre devido ao acúmulo de gordura, e sim à retenção de água dentro das células, principalmente dentro das fibras musculares.

    Continua após a publicidade

    Esse aumento é desejável e indica que a substância está sendo absorvida adequadamente pelos músculos. Ou seja, o volume corporal pode aumentar ligeiramente, mas isso ocorre por maior hidratação muscular – e não por edema ou “barriga estufada”.

    Respondido por:

    Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.