Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Corrida faz mal para o joelho?

Por Juliana Munhoz Vergara
11 jan 2026, 08h00 •
corrida faz mal para os joelhos
Corrida faz mal para o joelho? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A ideia de que correr causa desgaste do joelho é um mito amplamente difundido. Quando existe uma progressão do treino, calçado adequado e fortalecimento muscular, a corrida não se torna uma vilã para a saúde dos joelhos e pode trazer algumas vantagens para o nosso organismo.

    Corrida faz mal para o joelho?

    Apesar de a corrida gerar impacto elevado, o corpo humano é capaz de se adaptar. A cartilagem, músculos e tendões respondem ao estímulo mecânico, desde que a carga seja progressiva.

    O impacto da corrida na articulação do joelho se torna prejudicial apenas quando há excesso, má técnica ou falta de preparo muscular.

    Para praticar a corrida sem comprometer as articulações, algumas medidas são consideradas fundamentais, entre eles, a progressão gradual do volume e da intensidade dos treinos, o fortalecimento de quadríceps, glúteos e core, a atenção à técnica correta, o uso de calçados ideais e o respeito aos sinais de dor e ao histórico individual.

    Para não sobrecarregar o joelho, uma dica fundamental é intercalar os treinos de corrida com outras modalidades, como a musculação, que promove o fortalecimento e ajuda a evitar desequilíbrios musculares e lesões.

    Continua após a publicidade

    Na hora de escolher um tênis para correr, lembre-se de levar em consideração fatores como o seu tipo de pisada, o terreno, o seu peso, seus objetivos com a prática, o conforto, o amortecimento e o ajuste ao pé.

    Vale destacar que a corrida, quando realizada de forma regular e seguindo os cuidados necessários, pode trazer uma série de benefícios ao nosso corpo, por exemplo, alívio do estresse e da ansiedade, melhora da qualidade do sono, prevenção de doenças cardiovasculares, regulação do apetite, aumento da disposição, desenvolvimento de resistência e mais…

     

    Respondido por:

    Juliana Munhoz Vergara, médica ortopedista, especialista em cirurgia do joelho

    Continua após a publicidade

     

     

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.