Qual a importância do consumo de ovo durante a infância?
O ovo, além de ser um alimento acessível, saboroso e de fácil preparação, é rico em nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. Por isso, é indicado incentivar o consumo de ovo durante a infância.
As vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, colina e vitamina B12, além das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, estão presentes no ovo. Além disso, o ovo contém carotenoides como luteína e zeaxantina, bem como minerais como ferro, selênio, magnésio e zinco, que desempenham papéis cruciais no organismo.
Então, por serem uma excelente fonte de proteínas e outros nutrientes, os ovos contribuem para o desenvolvimento das crianças de várias formas, incluindo a produção de energia, crescimento muscular e o desenvolvimento cognitivo.
Esses alimentos podem ser incorporados à alimentação a partir do sexto mês do bebê, na forma de papas que evoluem em textura à medida que a criança cresce. Essa transição de texturas promove o desenvolvimento da musculatura oral da criança e a prepara para a alimentação da família. Mas, não se esqueça de que o consumo de ovo durante a infância deve estar sempre associado a uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e legumes.
Também vale ressaltar que, além de uma dieta saudável, a prática regular de exercícios físicos também é necessária para estimular o desenvolvimento adequado das crianças.
Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil