Consumir café diariamente pode aumentar o colesterol?
O café é uma bebida amplamente consumida e muito conhecida devido seu poder estimulante. Mas, poucos sabem que essa bebida pode contribuir para o aumento do colesterol. Isso porque, o café possui dois compostos, o cafestol e o kahweol, substâncias químicas encontradas nas gotículas de óleo que flutuam no café e também nos sedimentos.
O cafestol age sequestrando os receptores do intestino responsáveis por manter as taxas de colesterol estáveis. Assim, o café pode ser co-responsável pela elevação do LDL (“colesterol ruim”) e redução da funcionalidade do HDL (“colesterol bom”).
Porém, dependendo do modo de preparo desse café, pode alterar a quantidade dessa substância, pois os óleos do café são mais potentes quando os grãos tem o contato mais prolongado com a água.
O café coado em filtro de papel tem uma menor concentração de cafestol que ficam retidos no filtro, sendo a melhor opção. O filtro de pano também retém esta substâncias, porém de forma mais parcial.
As demais formas de preparo do café, como na cafeteira italina, prensa francesa, outros tipos de filtros e cápsulas, não são capazes de retê-la.
O café expresso contém as maiores concentrações de cafestol, sendo que o consumo de cinco xícaras de café expresso ao dia, por 4 semanas, pode aumentar o colesterol sanguíneo em 6 a 8%. Por isso, pessoas com alteração no colesterol devem ficar atentas a ingestão diária de café expresso.
Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. @dra.mariafernandabarca