
As principais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) incluem clamídia, gonorreia, sífilis, tricomoníase, herpes genital, papilomavírus humano (HPV), HIV e hepatite B. O uso correto de preservativos de látex (famosas camisinhas) é fundamental para evitar essas condições.
Como saber se tenho alguma IST?
As ISTs podem apresentar uma grande variedade de sintomas, sendo até mesmo assintomáticas em alguns casos. O paciente deve pensar que tem alguma doença sexual quando há:
- Corrimento vaginal ou uretral de cores e odores diferentes do normal: Pode ser associado a gonorreia, clamídia e tricomoníase.
- Dor ou ardência para urinar: Comum em uretrites causadas por gonorreia e clamídia.
- Úlceras genitais: Podem ser dolorosas (como na herpes) ou indolores (como no cancro duro – sífilis).
- Verrugas genitais: Geralmente associadas ao papilomavírus humano (HPV)
- Coceira ou irritação genital.
O que fazer ao notar os sintomas?
A primeira coisa a se fazer é anotar o inicio dos sintomas e prestar atenção na evolução deles. Caso persistam, deve-se procurar um médico para melhor avaliação e tratamento.
Como é feito o tratamento de ISTs?
Depende. Tem ISTs que não são curáveis, como herpes e HIV, sendo que seu tratamento se dá durante o aparecimento das lesões (herpes) e por meio de medicações de uso prolongado (HIV). Já as doenças curáveis são tratadas com antibióticos orais se ainda em estágio inicial ou não-complicados.
Dra. Raphaela Faria, ginecologista que atende na Segmedic, maior rede de clínicas ambulatoriais do RJ