Como o nariz envelhece?
O nariz, assim como todo o resto do corpo, apresenta algumas alterações conforme envelhecemos. A pele do nariz modifica, se tornando mais fina e, dependendo da genética e dos cuidados que a pessoa teve ao longo da vida, ela pode sofrer também alterações como sardas e manchas, e pode até desenvolver tumores malignos e benignos de pele.
Com relação ao formato e sustentação do nariz ele também se altera pois com os anos os ligamentos e estruturas de sustentação se tornam mais frágeis. Com isso principalmente a ponta tende a cair e alongar, dando inclusive a impressão de que o nariz aumenta com o tempo. Com a queda da ponta, as asas nasais podem também sofrer um pouco de alteração e alargar discretamente.
Com relação à parte funcional, o nariz pode também modifica, mas em geral não é algo acentuado. A própria angulação e formato da ponta têm a ver com a respiração e com a válvula nasal, onde o ar passa ao ser inspirado. Portanto uma ponta mais caída e com menor sustentação pode comprometer um pouco a respiração.
As técnicas modernas de rinoplastia tendem a dar suporte ao nariz para que ele mantenha a posição ao longo do tempo e não sofra as alterações do envelhecimento.
DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA.