Tem como ingerir bebida alcoólica sem prejudicar pele e cabelo?
Bebidas com maior quantidade de açúcar são mais danosas, por isso evite vinhos, licores e bebidas com frutas e com refrigerantes. Segundo estudo britânico, a margherita é o vilão dos drinks, pela combinação de sal, açúcar e álcool.
3 doses (drinks) são suficientes para sentirmos os efeitos na pele. O álcool é um diurético e a perda de água cutânea causa ressecamento e descamação. As rugas ficam mais visíveis também.
Além disso, por dilatar os vasos sanguíneos, é comum a pele ficar avermelhada após a ingestão de bebidas alcóolicas. A pele fica mais oleosa e a rosácea piora.
A produção de radicais livres aumenta após a ingestão do álcool, causando o envelhecimento precoce e a flacidez. O inchaço também é bastante comum.
Quanto aos cabelos, os efeitos do álcool deixam os cabelos mais secos e quebradiços. O consumo exagerado do álcool pode provocar desnutrição e ser responsável pela queda dos fios.
Dra. Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).