
O treino fullbody é um tipo de treinamento em que se trabalha o corpo todo em uma única sessão. Isso significa que, em vez de dividir os grupos musculares por dias – como treino de pernas em um dia, costas em outro –, o praticante ativa todos os principais grupos musculares em cada treino.
Quais são os objetivos do treino fullbody?
Os principais objetivos desse tipo de treino são desenvolver força e hipertrofia de forma equilibrada, melhorar a eficiência da rotina, especialmente para quem tem pouco tempo disponível, além de estimular o corpo com uma frequência ideal, geralmente de duas a quatro vezes por semana.
Também é uma estratégia que auxilia bastante na queima de gordura, já que envolve o uso de grandes grupos musculares de forma simultânea.
Quais as vantagens e desvantagens do treino fullbody?
As vantagens do treino fullbody incluem a maior frequência de estímulo muscular por semana, o gasto calórico elevado por sessão e a economia de tempo, sendo ideal para quem tem uma rotina corrida. Outro ponto positivo é a possibilidade de treinar menos dias na semana e, ainda assim, obter bons resultados.
Como desvantagem, podemos citar que esse tipo de treino costuma ser mais cansativo. Além disso, pode ser difícil encaixar muitos exercícios específicos para cada grupo muscular em uma única rotina, o que limita o volume de trabalho em áreas maiores.
Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.