Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Comer carboidrato à noite engorda?

Por Mayara Stankevicius
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 4 nov 2023, 09h00
comer carboidrato à noite engorda
Descubra se comer carboidrato à noite engorda | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Os carboidratos fazem parte da classe de macronutrientes e são categorizados como energéticos, ou seja, sua principal função é fornecer energia para o corpo humano. Presente principalmente em alimentos de origem vegetal, o carboidrato é composto por três átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio.

Podem ser divididos em: carboidratos simples ou “refinados”, como é conhecido popularmente, e complexos ou “integrais”. Entre os exemplos de carboidratos simples, podemos citar a farinha utilizada para fazer pães, bolos, massas, arroz, mel e os açúcares refinados presentes principalmente em doces, que são absorvidos mais rapidamente. Na categoria de carboidratos complexos, temos os cereais integrais, arroz integral, batata doce, aveia, que são alimentos ricos em fibras e absorvidos de forma mais lenta, garantindo a saciedade por mais tempo.

O baixo consumo de carboidratos a longo prazo, pode causar fraqueza e irritabilidade. Nesse sentido, é indicada alimentação equilibrada em macro e micronutrientes, o que garante o bom funcionamento do organismo.

COMER CARBOIDRATO À NOITE ENGORDA: MITO OU VERDADE?

Um dos mitos mais comuns é que comer carboidrato à noite engorda. A verdade é que o ganho de peso está relacionado ao baixo gasto energético e à alta ingestão de calorias ao longo do dia, e não ao horário em que o carboidrato é consumido.

Inclusive, alguns carboidratos ajudam na produção da serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Desta forma, a ingestão de carboidratos no período noturno, pode inclusive, melhorar a qualidade do sono, desde que consumidos em boas quantidades e qualidades.

Continua após a publicidade

Os carboidratos complexos, por conterem fibras, são digeridos mais lentamente, auxiliando no aumento da sensação de saciedade e evitando picos de insulina. Assim, torna-se a melhor opção para ser consumida durante a noite.

Durante a noite, o corpo humano começa a se preparar para adormecer e isso ocorre por meio da liberação natural de hormônios e enzimas. Consequentemente, o metabolismo fica mais lento. É interessante evitar excessos na ingestão de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos refinados no período noturno, para que o processo de digestão não atrapalhe ou cause desconforto durante o sono.

 

Respondido por:

Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.